quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Proclamação da República


Em 15 de novembro de 1889, o Brasil passou da categoria de Império para República, graças ao marechal Deodoro da Fonseca, que com um levante na Praça da Aclamação (atual Praça da República), derrubou o regime monárquico e consequentemente, a autoridade do rei, Dom Pedro II.


No início, foi instalado um governo provisório, onde o primeiro presidente, foi o marechal Deodoro da Fonseca.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Lucy


Em 24 de novembro de 1974, os paleontólogos Donald Johanson e Tom Gray descobrem 40% do esqueleto do Australopitecus Afarensis Lucy, considerada o hominídeo mais antigo já encontrado.


Lucy, como foi batizada, abre uma discussão de grandes proporções na qual envolve diretamente ciência e religião, pois temos o embate entre fé e razão. Afinal de contas, o homem evoluiu de outro ser ou foi criação divina?
Essa é uma questão que gera uma polêmica grandiosa e que causa dor de cabeça em muita gente, de ambos os lados. 
A parte científica afirma que o homem (em sua forma atual) descende de seres menores e menos desenvolvidos, e que com o passar do tempo e as mudanças geográficas e climáticas, foi se adequando as necessidades locais, até chegar na fase em que está hoje.
Já os religiosos, afirmam que tudo que existe no universo (inclusive o homem), é criação de Deus, que com o seu poder e a sua misericórdia criou o homem, a sua imagem e semelhança para povoar e cuidar da terra.
Afinal de contas, quem está com a razão?

OBS: este texto não diz respeito a minha opinião sobre o assunto, são apenas relatos baseados em estudos realizados através da minha curiosidade.

Doutrina da transubstanciação


No dia 11 de Novembro de 1215, no quarto Concílio Laterano é definida a doutrina da transubstanciação, pela qual o pão e o vinho se transformam em corpo e sangue de Cristo na liturgia católica.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O dia de finados

Esse dia foi criado pela Igreja Católica, com o objetivo de se homenagear e lembrar daqueles que já se foram.
O dia de Finados só começou a existir a partir do ano 998 DC. Foi introduzido por Santo Odilon, ou Odílio, abade do mosteiro beneditino de Cluny na França. Ele determinou que os monges rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos. Quatro séculos depois, o Papa, em Roma, na Itália, adotou o dia 2 de novembro como o dia de Finados, ou dia dos mortos, para a Igreja Católica.
O costume de rezar pelos mortos nesse dia foi trazido para o Brasil pelos portugueses. As igrejas e os cemitérios são visitados, os túmulos são decorados com flores, e milhares de velas são acesas.

É importante lembrar disso