quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Proclamação da República


Em 15 de novembro de 1889, o Brasil passou da categoria de Império para República, graças ao marechal Deodoro da Fonseca, que com um levante na Praça da Aclamação (atual Praça da República), derrubou o regime monárquico e consequentemente, a autoridade do rei, Dom Pedro II.


No início, foi instalado um governo provisório, onde o primeiro presidente, foi o marechal Deodoro da Fonseca.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Lucy


Em 24 de novembro de 1974, os paleontólogos Donald Johanson e Tom Gray descobrem 40% do esqueleto do Australopitecus Afarensis Lucy, considerada o hominídeo mais antigo já encontrado.


Lucy, como foi batizada, abre uma discussão de grandes proporções na qual envolve diretamente ciência e religião, pois temos o embate entre fé e razão. Afinal de contas, o homem evoluiu de outro ser ou foi criação divina?
Essa é uma questão que gera uma polêmica grandiosa e que causa dor de cabeça em muita gente, de ambos os lados. 
A parte científica afirma que o homem (em sua forma atual) descende de seres menores e menos desenvolvidos, e que com o passar do tempo e as mudanças geográficas e climáticas, foi se adequando as necessidades locais, até chegar na fase em que está hoje.
Já os religiosos, afirmam que tudo que existe no universo (inclusive o homem), é criação de Deus, que com o seu poder e a sua misericórdia criou o homem, a sua imagem e semelhança para povoar e cuidar da terra.
Afinal de contas, quem está com a razão?

OBS: este texto não diz respeito a minha opinião sobre o assunto, são apenas relatos baseados em estudos realizados através da minha curiosidade.

Doutrina da transubstanciação


No dia 11 de Novembro de 1215, no quarto Concílio Laterano é definida a doutrina da transubstanciação, pela qual o pão e o vinho se transformam em corpo e sangue de Cristo na liturgia católica.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O dia de finados

Esse dia foi criado pela Igreja Católica, com o objetivo de se homenagear e lembrar daqueles que já se foram.
O dia de Finados só começou a existir a partir do ano 998 DC. Foi introduzido por Santo Odilon, ou Odílio, abade do mosteiro beneditino de Cluny na França. Ele determinou que os monges rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos. Quatro séculos depois, o Papa, em Roma, na Itália, adotou o dia 2 de novembro como o dia de Finados, ou dia dos mortos, para a Igreja Católica.
O costume de rezar pelos mortos nesse dia foi trazido para o Brasil pelos portugueses. As igrejas e os cemitérios são visitados, os túmulos são decorados com flores, e milhares de velas são acesas.

É importante lembrar disso


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Neolítico

O período neolítico, mais conhecido como Idade da Pedra Polida, durou aproximadamente entre 10.000 a.C até por volta de 4.000 a.C. 

Com a a caça ficando cada vez mais escassa, a única saída do homem para sobreviver, foi cultivar o seu próprio alimento, dando início assim a uma revolução conhecida como a Revolução Neolítica, onde surgiu a agricultura, com isso, o homem se tornou um ser sedentário, onde não mais se mudaria de lugar para lugar em busca de alimento, mas sim, se instalava perto de rios e lagos, onde poderia desenvolver o seu plantio da melhor forma possível.
A mulher também passou a ter um papel importante nesse momento, pois era a mesma que cuidada da colheita e da armazenagem dos grãos.  Outro fator importante dessa revolução, foi a domesticação de animais, fazendo com que o homem agora, pudesse criar animais que em seguida poderia servir de fonte de alimento, como por exemplo, cabras, ovelhas, porcos, vacas e galinhas.

Com a estabilização do homem em um determinado lugar, a população começou a crescer e aquele lugar, se desenvolver, fazendo com que surgisses as primeiras famílias, os casamentos e por assim dizer, o desenvolvimento social pré-histórico.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Paleolítico

Também conhecido como Idade da pedra lascada, o período paleolítico abrange os primórdios da história humana aqui na terra. Isso se refere a cerca de 2,5 milhões de anos a.C até por volta dos 10 mil anos a.C.
Nesse caso podemos dizer que o homem vivia do nomadismo, onde não tinha residência fixa, vagava de lugar em lugar, na busca de alimentos e lugares para se proteger do frio, animais selvagens, entre outros.
 Uma das mais importantes descobertas da história, foi justamente o domínio do fogo pelos homens pré-históricos, isso lhes deu mais facilidade para se locomover durante a noite, se aquecer perante o frio e assustar os animais selvagens. 
Esse período é conhecido por idade da pedra lascada, devido aos utensílios que os seres da época usavam para caçar, gerrear e se defender de animais selvagens. 
O paleolítico chega ao fim por volta de 10.000 a.C, quando o homem consegue um feito extraordinário para sua época e que por fim, marca o início de uma nova era e de uma nova forma de viver. A descoberta da agricultura, quando o nomadismo dará lugar ao sedentarismo.



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Revolução inglesa


Essa revolução ocorreu devido a uma repressão popular juntemente com membros ligados ao poder político inglês daquela época. Isso devido ao poder absolutismo que já estava ficando defasado na sociedade inglesa, pois as pessoas queria mais liberdade de expressão, participação do povo junto as decisões políticas.
Isso era o início da Revolução Inglesa que se colsolidou através da mudança de governo, ou seja, os ingleses deixaram de ser uma monarquia absolutista onde somente o rei tinha o poder de decidir, e se tornaram uma monarquia parlamentarista, onde as decisões são votadas (como uma espécie de senado aqui no Brasil).
O rei segue com a sua influência e importância dentro do poder inglês, que agora conta com o primeiro-ministro para ajudar a decidir o rumo do país, juntamente com os seus parlamentares que "representam" o povo.
Esse movimento foi de suma importancia para que um mais tarde (meados do século XVIII), ocorresse a Revolução Industrial que de certa forma, abriu as portas do capitalismo para o mundo.
A revolução inglesa causou uma guerra civil (1641-1649), onde um dos seus principais líderes e de certa forma o idealizador do parlamentarismo inglês, Oliver Cromwell, se destacou e levou a população a conseguir derrubar o absolutismo e instaurar o parlamentarismo dentro do sistema político inglês, tendo assim, início a nova era política na Inglaterra, onde o seu primeiro líder e representante do povo foi justamente, Oliver Cromwell.

Feudalismo

Ao falarmos do feudalismo, obrigatoriamente o associamos ao início da Idade Média, isso devido as mudanças que ocorreram na Europa durante esse período. A queda do Império Romano do Ocidente, devido as invasões bárbaras traduz bem a mudança territorial e política que ocorreu na Europa entre os séculos IV e IX. Os territórios começaram a ser divididos entre pequenos reinos, isso porque, a fragmentação do Império Romano foi eminente nesse contexto, gerando uma nova forma de viver e de servir. Com isso, os grandes proprietários de terras se saíram bem sobre essas mudanças, pois a Europa passou a ser uma zona mais rural do que urbana, já que as grandes cidades estavam vazias. Com o receio de novas invasões dos bárbaros, as pessoas fugiam rumo ao campo, embusca de uma nova vida, uma chance de sobreviver. 
Isso foi bem aproveitado pela classe mais favorecida, os proprietários de terras. Eles fizeram uma espécie de associação com essas pessoas desesperadas por um abrigo, onde em troca de proteção e uma moradia, esses novos servos teriam que produzir as terras dos senhores, uma espécie de sociedade, onde essas classes inferiores praticamente não teriam vantagem e nada. Apenas a servidão.
Podemos concluir que o feudo é, uma unidade territorial fechada, auto-suficiente e extremamente protegida. 
Essa nobreza, juntamente com a classe burguesa (comerciantes), ganhou espaço dentro da sociedade feudal, onde eles eram que ditavam as regras, formulavam os preços e exploravam o trabalho de servidão das pessoas menos favorecidas.
A classe mais importante desse sistema, sem dúvidas era o clero, pois o poder da Igreja estava começando a se expandir e com isso, a influência religiosa ganhava espaço cada vez maior dentro dos feudos.
O sistema feudal durou por quase mil anos, quando entrou em decadência devido as várias pestes que afetaram a Europa e ao ressurgimento das cidades com a expansão da navegação por volta do século XIV, com isso, sugiria assim um novo sistema que se tornaria mais eficiente e cada lucrativo para as classes dominantes, o Mercantilismo.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Parabéns Assu



Hoje, a nossa cidade está completando mais um ano de vida. Desde a sua emancipação política em 16 de outubro de 1845, já se vão 167 anos embelezando o nosso estado do Rio Grande do Norte. Nossa cidade passou por várias transformações desde a sua fundação até os duas atuais, isso devido ao seu crescimento urbano, geográfico, a sua importância no cenário político, cultural, histórico, econômico e social. Assu se modernizou, e para se desenvolver, teve que atender a demanda das mudanças tecnológicas e seguindo sempre os padrões de cada época, até se tornar um grande centro urbano dentro de nosso estado. Temos uma história maravilhosa, rica em detalhes que vai desde uma simples fazenda estratégica em meados do século XVII, passando por transformações que elevaram sua categoria para Vila, até chegar a se tornar uma cidade na metade do século XIX. 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A República mais antiga da História

A república de San Marino é uma das menores nações do mundo, a menor da Europa. San Marino é considerada a república mais antiga do mundo. Foi fundada no ano 301, segundo a tradição, por um cristão que fugia das perseguições imperiais. O pequeno Estado foi reconhecido pela França Napoleônica em 1797 e por outros Estados europeus em 1815, durante o Congresso de Viena.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

7 de outubro de 2012

Fica aqui a dica para todos os eleitores que vão as urnas no próximo domingo (07/10/12) decidir o futuro de suas respectivas cidades e porque não, o futuro do país.
Boa eleição para todos!

terça-feira, 2 de outubro de 2012

O Massacre de Uruaçu

Em 16 de julho de 1645,  o padre André de Soveral e outros 70 fiéis católicos foram cruelmente mortos por centenas de soldados holandeses e índios potiguares. Os fiéis participavam da missa dominical na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, município de Canguaretama, no litoral sul potiguar. Os holandeses eram calvinistas e teriam promovido o massacre por intolerância ao catolicismo. O massacre aconteceu na Comunidade Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, a 18 km da capital, Natal.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Fim de uma vida, início de uma lenda

Historiador Eric Hobsbawm morre aos 95 anos, diz Guardian:
Hobsbawm era professor emérito da Universidade de Londres e suas convicções marxistas fizeram dele uma figura pública polêmica.

São Paulo - O historiador Eric Hobsbawm morreu nesta segunda-feira, dia 1º de outubro, após um "longo tempo doente", diz o site do jornal The Guardian. Nascido em Alexandria, no Egito, e cidadão britânico, Hobsba

wm foi autor da trilogia "A Era das Revoluções", "A Era do Capital" e "A Era dos Impérios", sobre o período entre 1789 e 1914. Marxista de formação, também escreveu "A Era dos Extremos".

A informação sobre a morte do historiador no hospital Royal Free de Londres veio da filha dele, Julia, diz o Guardian. Nascido em 1917, Eric Hobsbawm era professor emérito da Universidade de Londres e suas convicções marxistas fizeram dele uma figura polêmica, apesar dele ter influenciado diversos estudiosos na área da história ocidental.

Hobsbawm defendia o socialismo mesmo após o colapso da União Soviética, após o fim da Guerra Fria. De acordo com o Guardian, ele teria dito que nunca tentou "diminuir as coisas terríveis que aconteceram na Rússia", mas que ele "acreditou que um novo mundo estava nascendo em meio a lágrimas, sangue e horror" no projeto inicial do comunismo.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

História

A História é o despertar para a realidade que vivenciamos hoje, de acordo com os moldes que o passado deixou como legado. Tudo isso faz parte da vida. Viver é redescobrir a História, baseando-se sempre no que o passado nos guarda e tendo sempre em mente uma perspectiva de vida futura elaborada de acordo com as nossas ações no presente. O que é curioso nisso tudo é que, muita gente diz que não gosta de História, pois é algo chato, monótono e intrigante, mas na verdade, mal sabem elas que vivem dentro da História, pois os seus atos ajudam a construir uma nova História ou dar continuidade a uma que já vem sendo escrita. Não ignore o sentido da História, pois assim, você estará ignorando o sentido da sua própria existência. A História serve de elo de ligação entre o que já foi feito, o que está sendo feito e o que ainda poderá ser feito. Sem percebemos, acabamos fazendo História.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Isso sim é que é política de verdade!

Com uma imagem dessa, creio que não se faz necessário nenhum tipo de comentário, apenas uma representação retórica dos fatos..
Isso é Brasil!
Isso é a nossa gloriosa política!
Nossos "heróis" que nos representam bravamente, lutando pelos nossos interesses e necessidades junto ao poder público!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Política é assim mesmo

O mundo hoje anda tão monopolizado que até a política gera renda para uma cidade. Um exemplo disso, são os bares, moteis, postos de gasolina, entre outros. Mas o que mais me chama a atenção, é que em meio a tantas promessas, os eleitores não percebem que o tempo de 4 anos se torna curto demais para cumprir com aquilo que foi prometido em campaha e acham que aquele candidato é Deus. Acabam engrandecendo a figura de uma pessoa normal, cheia de defeitos como qualquer um de nós. Aí eu te pergunto: o que os faz diferentes de nós, para que briguemos por eles, nos preocupemos com eles?
Nada. São apenas pessoas, como nós. Prometem coisas absurdas que nem em cem anos de mandato eles iriam cumprir. Portanto, pense bem antes de votar ou vender seu voto, pois se for vender, você pode até ter algum benefício agora, mas com toda certeza desse mundo, você terá um grande prejuízo a longo prazo!
Isso eu garanto!
Pense!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A dor

A mesma dor que nos machuca em alguns momentos, pode ser a mesma que nos ensina a ser mais forte quando paramos para pensar melhor na vida e o que estamos fazendo com ela. Deus nos concedeu a vida da forma mais simples e pura, mas nós, com nossa ingenuidade e ganância, a tornamos difícil e em muitas vezes, dolorosa. Aprenda a dar mais valor aquilo que Deus lhe deu, pois esses presentes são jóias raras dadas pelo Pai, e quando não sabemos cuidar bem disso, acabamos sofrendo mais do que necessário.
Cuide-se, valorize-se e cuide de quem você ama, pois um dia, poderam restar apenas lembranças e nada mais do que isso para você se agarrar.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Política







A nossa política é caracterizada pela troca de favores e pela disputa entre pessoas da alta classe social por um lugar dentro da administração, seja ela municipal, estadual ou federal.
Vivemos em um mundo onde o político promete céus e terra para os eleitores que por sua vez, prometem o seu voto a quase todos os candidatos, naquela busca implacável por algo para si próprio, como por exemplo: dinheiro, emprego, um remédio para alguém da família que está doente, uma passagem de ônibus para a capital, uma feira mensal, um carro, uma moto, enfim, qualquer coisa que possa ser útil.
Estamos viciados a alimentar esse desejo de posse e ao mesmo tempo, alimentar o apetite dos políticos de que sempre somos dependentes dos favores deles, e que pela eternidade somos obrigados a votar neles, pelo fato de nos ter feito um favor ou mais favores no passado.
Só que temos que ser inteligentes e perceber que se não fosse pelo nosso grande favor, o de votar, eles não estariam sentados naquela cadeira, ganhando o seu alto salário, para que na maioria das vezes, não exerçam a função que lhe cabe, que é a de trazer desenvolvimento a sua cidade, estado ou país.
Portanto, em minha concepção, creio que a política aqui no Brasil tem que acabar e que a nossa sociedade crie uma nova forma de selecionar os seus representantes, pois dizem por aí que o nosso país é o mais democrático do mundo. Mas em que sentido isso seria verdade?
Pois até mesmo para votar, somos obrigados, caso contrário, ficaremos em débito com a justiça eleitoral.
Acordem pessoal, vamos abrir os olhos para essa carnificina política que acontece em nosso país. Não podemos ficar sempre a mercer desse povo interesseiro e traiçoeiro que nos apunhalam pelas costas.
Sejam conscientes e votem por merecimento, não por dever favor ou por algum tipo de interesse particular.
Não sejam hipócritas!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

História do Macarrão

A criação do macarrão tem várias histórias, mas a que podemos aceitar com mais convicção é a de que essa massa foi inventada pelos árabes por volta do século IX. Esses povos viviam circulando entre a Europa e a Ásia e resolveram criar um produto simples de fácil preparo baseado no cozimento da farinha.
Nessa época o mundo antigo vivia uma espécie de apogeu comercial, onde o grande centro econômico era as imediações do Mar Mediterrâneo. Veneza era a capital do comércio e por isso que o macarrão foi tão difundido na Itália.
É essa a explicação pela qual tanta gente acha que essa massa surgiu na Itália, devido aos variados pratos deliciosos que os italianos preparam com o macarrão. 
Podemos assim dizer que, os árabes, eram os gênios da época, transformavam e criavam sempre coisas práticas e de bom uso para o bem geral. Esse período da Idade Média ficou marcado pelas disputas territoriais entre as nações Européias, no que podemos chamar de: Formação dos Estados Nacionais.
Uma delas, na qual os árabes participaram e acabaram derrotados, foi a Guerra da Reconquista, onde Portugal conseguiu expulsar os muçulmanos de suas terras e formar um novo Estado independente. 
 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Como vivíamos antes da criação do computador?





Até 1944, quando o primeiro computador, Colossus Mark 1, foi inventado na Inglaterra, "computador" era uma profissão, alguém que fazia contas.
Essa máquina, foi inventada pelo economista Charles Babbage, no intuito de melhorar o desempenho matemático das empresas.

Ler faz bem

A leitura dignifica o caráter humano, purifica o nosso conhecimento, aumenta a nossa capacidade de discurso, alivia as nossas mentes, tráz a tona a nossa capacidade de interpretação e intensifica a nossa vontade pela descoberta.
Quem ler tem idéia do mundo a sua volta, do que é real e ilusório, faz parte do que podemos chamar de "mundo legível" e não apenas do mundo das idéias.
A leitura torna o teórico no prático, pois quem ler tem mais capacidade de realizar do que apenas quem imagina.
O conhecimento é uma virtude que nem todos possuem, mas não porque não possam ter, mas sim, porque não o procuram.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

A primeira Pandemia da história

Foi chamada Praga de Justiniano, a primeira epidemia de peste bubônica. Transmitida por pulgas de ratos infectados, vindos dos navios, a praga surgiu no Egito, passou pelo Oriente Médio e chegou a capital do Império Bizantino, Constantinopla, em 540, matando 5 mil moradores por dia, e eliminando metade da população. A doença se espalhou também pela Síria, Europa e Ásia. Meio século depois, haviam morrido em decorrência da doença entre 25 e 100 milhões de pessoas.
A Europa andava mal das pernas em 540. Ainda era início da Idade Média, também chamada de Idade das Trevas, que havia começado em 476, com a queda do Império Romano do Ocidente. Esse período se caracterizou pela estagnação da economia, abandono das cidades e a miséria da população.

[Aventuras na História. Ed. Julho/2012]

Você sabia...

Que o papel higiênico foi inventado na China em 1391?
Pois é. Ele era produzido em folhas e por muito tempo, foi de uso exclusivo apenas da nobreza.
Na Europa, enquanto pessoas comuns recorriam à neve e à lã de carneiro, os nobres usavam toalhinhas higiênicas, que, de tão caras, eram consideradas símbolo de poder.
Já os menos afortunados se viravam como podiam. Na maioria das vezes, com o que estivesse à mão. Folhas, grama, pedaços de madeira, sabugo de milho, areia, peles de animais, cascas de frutas, jornal e até mesmo as mãos.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Um vício antigo!

O jogo do bicho, bem tradicional em nossa região, foi originalmente criado no dia 3 de Julho de 1892 por João Batista Viana Drummond, o barão de Drummond. O jogo foi criado na cidade do Rio de Janeiro, para promover o seu "zoológico particular" na Vila Isabel. O primeiro bicho sorteado foi o avestruz.

[Revista Aventuras na História, Ed. Julho/2012]

Você sabia...


Que a primeira escola pública e gratuita não voltada à aristocracia na Europa foi fundada no dia 15 de Setembro de 1616 em Frascati, na Itália?

Até o momento, as escolas públicas eram voltadas apenas para as famílias da alta classe social, e mesmo sendo públicas, eram pagas, ou seja, somente as pessoas de família rica poderiam ter acesso ao ensino nessa época.

Anarquia!






O mundo moderno em que vivemos hoje, mostra que a sociedade está dividida em cores, pois as tonalidades mais escuras sempre terão mais dificuldade em alcançar um lugar de destaque em meio a tanta hipocresia de cores claras.
O preconceito aleja a sociedade global, isso é fato e faz com que o ser humano se torne arrogante, julgador das ações alheias e cego com relação a si mesmo.

sábado, 15 de setembro de 2012

Você sabia...


Que o hábito que os brasileiros tem de tomar Coca-Cola e mascar chiclete veio do americanos?

Isso mesmo, no período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando os americanos estavam instalados em bases militares no Nordeste do Brasil, principalmente em Natal-RN, o povo local atribuiu vários costumes americanos a sua cultura, como esses dois mostrados acima. 
Os americanos ficaram em solo potiguar de 1941 até 1945. O litoral potiguar serviu de ponto estratégico para que as tropas americanas movessem seus soldados do continente americano até o africano, e de lá, rumo a Europa, no intuito de ajudar franceses e ingleses na luta contra o nazismo de Hitler. 

O que é a História?


Segundo Miguel de Cervantes (29.09.1547 - 22.04.1616), romancista, dramaturgo e poeta clássico:
"A História é émula do tempo, repositório dos fatos, testemunha do passado, exemplo do presente, advertência do futuro."

Então podemos entender que a História é tudo aquilo que fazemos durante a vida, e que mesmo depois de morto, continuamos existindo para essa ciência, pois a mesma busca artefatos passados, para devidas comparações com o presente e algumas dúvidas e certezas para o futuro.

16. Distante do que Sou - www.emersongravacoes.com

16. Distante do que Sou - www.emersongravacoes.com

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Leitura é sempre bom

A leitura é um desafio para nós, pois a nossa mente viaja pelo obscuro, onde os nossos olhos nunca conseguiram chegar, pois usamos um atributo característico do nosso subconsciente: a imaginação. Isso não se compra, vende ou troca, isso se cria, de acordo com os nossos desejos, sonhos e perspectiva de vida.

O futuro a Deus pertence

Talvez eu siga o horizonte perfeito.
Assim eu posso permanecer vivo
E esperar que o sol devolva
Minha esperança, os meus sentimentos,
Minha verdadeira felicidade.
Eu quero me encontrar,
Mergulhar em águas profundas.
E eu não vou permitir
Que as sombras ao meu redor
Escondam a minha fé, no que acredito.
Quem é você?
Esse sou eu!
E é assim que chegarei até você.
Eu só quero que me ame até o pôr do sol.
Cuide do amanhã
Tem um final feliz
Até mesmo no fim
Cuide do amanhã
Você precisa de alguém para seguir
Até mesmo no fim
Eu posso confiar em você, posso ver
Posso tentar, posso sentir
Amanhã vai ser melhor
Temos que crer nisso
Somos o que fazemos
Para mudar o que fomos.

[Guilherme, Rosa de Saron]

Deus

Quando mais precisamos de alguém quando estamos tristes, fadados ao fracasso, Ele aparece em nossas vidas, ou melhor, Ele se mostra em nossas vidas, pois o criador, nunca nos abandonou, nós, com o nosso senso crítico maléfico é que julgamos mal as suas ações e os seus desejos para conosco.
Mesmo assim, é imperdoável dizermos que estamos sozinhos nesse mundo, basta abrir seus olhos com fé e buscar sempre o melhor para si, sem desejar o mal alheio, que o mais Ele fará em sua vida.

O medo

O medo é uma constância na vida de todos os seres humanos. Isso porque, mesmo quando nos achamos convictos de que temos capacidade de suprir nossas necessidades, algo assombra a nossa alma e confunde o nosso raciocício. Porque será?