sexta-feira, 28 de setembro de 2012

História

A História é o despertar para a realidade que vivenciamos hoje, de acordo com os moldes que o passado deixou como legado. Tudo isso faz parte da vida. Viver é redescobrir a História, baseando-se sempre no que o passado nos guarda e tendo sempre em mente uma perspectiva de vida futura elaborada de acordo com as nossas ações no presente. O que é curioso nisso tudo é que, muita gente diz que não gosta de História, pois é algo chato, monótono e intrigante, mas na verdade, mal sabem elas que vivem dentro da História, pois os seus atos ajudam a construir uma nova História ou dar continuidade a uma que já vem sendo escrita. Não ignore o sentido da História, pois assim, você estará ignorando o sentido da sua própria existência. A História serve de elo de ligação entre o que já foi feito, o que está sendo feito e o que ainda poderá ser feito. Sem percebemos, acabamos fazendo História.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Isso sim é que é política de verdade!

Com uma imagem dessa, creio que não se faz necessário nenhum tipo de comentário, apenas uma representação retórica dos fatos..
Isso é Brasil!
Isso é a nossa gloriosa política!
Nossos "heróis" que nos representam bravamente, lutando pelos nossos interesses e necessidades junto ao poder público!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Política é assim mesmo

O mundo hoje anda tão monopolizado que até a política gera renda para uma cidade. Um exemplo disso, são os bares, moteis, postos de gasolina, entre outros. Mas o que mais me chama a atenção, é que em meio a tantas promessas, os eleitores não percebem que o tempo de 4 anos se torna curto demais para cumprir com aquilo que foi prometido em campaha e acham que aquele candidato é Deus. Acabam engrandecendo a figura de uma pessoa normal, cheia de defeitos como qualquer um de nós. Aí eu te pergunto: o que os faz diferentes de nós, para que briguemos por eles, nos preocupemos com eles?
Nada. São apenas pessoas, como nós. Prometem coisas absurdas que nem em cem anos de mandato eles iriam cumprir. Portanto, pense bem antes de votar ou vender seu voto, pois se for vender, você pode até ter algum benefício agora, mas com toda certeza desse mundo, você terá um grande prejuízo a longo prazo!
Isso eu garanto!
Pense!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A dor

A mesma dor que nos machuca em alguns momentos, pode ser a mesma que nos ensina a ser mais forte quando paramos para pensar melhor na vida e o que estamos fazendo com ela. Deus nos concedeu a vida da forma mais simples e pura, mas nós, com nossa ingenuidade e ganância, a tornamos difícil e em muitas vezes, dolorosa. Aprenda a dar mais valor aquilo que Deus lhe deu, pois esses presentes são jóias raras dadas pelo Pai, e quando não sabemos cuidar bem disso, acabamos sofrendo mais do que necessário.
Cuide-se, valorize-se e cuide de quem você ama, pois um dia, poderam restar apenas lembranças e nada mais do que isso para você se agarrar.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Política







A nossa política é caracterizada pela troca de favores e pela disputa entre pessoas da alta classe social por um lugar dentro da administração, seja ela municipal, estadual ou federal.
Vivemos em um mundo onde o político promete céus e terra para os eleitores que por sua vez, prometem o seu voto a quase todos os candidatos, naquela busca implacável por algo para si próprio, como por exemplo: dinheiro, emprego, um remédio para alguém da família que está doente, uma passagem de ônibus para a capital, uma feira mensal, um carro, uma moto, enfim, qualquer coisa que possa ser útil.
Estamos viciados a alimentar esse desejo de posse e ao mesmo tempo, alimentar o apetite dos políticos de que sempre somos dependentes dos favores deles, e que pela eternidade somos obrigados a votar neles, pelo fato de nos ter feito um favor ou mais favores no passado.
Só que temos que ser inteligentes e perceber que se não fosse pelo nosso grande favor, o de votar, eles não estariam sentados naquela cadeira, ganhando o seu alto salário, para que na maioria das vezes, não exerçam a função que lhe cabe, que é a de trazer desenvolvimento a sua cidade, estado ou país.
Portanto, em minha concepção, creio que a política aqui no Brasil tem que acabar e que a nossa sociedade crie uma nova forma de selecionar os seus representantes, pois dizem por aí que o nosso país é o mais democrático do mundo. Mas em que sentido isso seria verdade?
Pois até mesmo para votar, somos obrigados, caso contrário, ficaremos em débito com a justiça eleitoral.
Acordem pessoal, vamos abrir os olhos para essa carnificina política que acontece em nosso país. Não podemos ficar sempre a mercer desse povo interesseiro e traiçoeiro que nos apunhalam pelas costas.
Sejam conscientes e votem por merecimento, não por dever favor ou por algum tipo de interesse particular.
Não sejam hipócritas!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

História do Macarrão

A criação do macarrão tem várias histórias, mas a que podemos aceitar com mais convicção é a de que essa massa foi inventada pelos árabes por volta do século IX. Esses povos viviam circulando entre a Europa e a Ásia e resolveram criar um produto simples de fácil preparo baseado no cozimento da farinha.
Nessa época o mundo antigo vivia uma espécie de apogeu comercial, onde o grande centro econômico era as imediações do Mar Mediterrâneo. Veneza era a capital do comércio e por isso que o macarrão foi tão difundido na Itália.
É essa a explicação pela qual tanta gente acha que essa massa surgiu na Itália, devido aos variados pratos deliciosos que os italianos preparam com o macarrão. 
Podemos assim dizer que, os árabes, eram os gênios da época, transformavam e criavam sempre coisas práticas e de bom uso para o bem geral. Esse período da Idade Média ficou marcado pelas disputas territoriais entre as nações Européias, no que podemos chamar de: Formação dos Estados Nacionais.
Uma delas, na qual os árabes participaram e acabaram derrotados, foi a Guerra da Reconquista, onde Portugal conseguiu expulsar os muçulmanos de suas terras e formar um novo Estado independente. 
 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Como vivíamos antes da criação do computador?





Até 1944, quando o primeiro computador, Colossus Mark 1, foi inventado na Inglaterra, "computador" era uma profissão, alguém que fazia contas.
Essa máquina, foi inventada pelo economista Charles Babbage, no intuito de melhorar o desempenho matemático das empresas.

Ler faz bem

A leitura dignifica o caráter humano, purifica o nosso conhecimento, aumenta a nossa capacidade de discurso, alivia as nossas mentes, tráz a tona a nossa capacidade de interpretação e intensifica a nossa vontade pela descoberta.
Quem ler tem idéia do mundo a sua volta, do que é real e ilusório, faz parte do que podemos chamar de "mundo legível" e não apenas do mundo das idéias.
A leitura torna o teórico no prático, pois quem ler tem mais capacidade de realizar do que apenas quem imagina.
O conhecimento é uma virtude que nem todos possuem, mas não porque não possam ter, mas sim, porque não o procuram.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

A primeira Pandemia da história

Foi chamada Praga de Justiniano, a primeira epidemia de peste bubônica. Transmitida por pulgas de ratos infectados, vindos dos navios, a praga surgiu no Egito, passou pelo Oriente Médio e chegou a capital do Império Bizantino, Constantinopla, em 540, matando 5 mil moradores por dia, e eliminando metade da população. A doença se espalhou também pela Síria, Europa e Ásia. Meio século depois, haviam morrido em decorrência da doença entre 25 e 100 milhões de pessoas.
A Europa andava mal das pernas em 540. Ainda era início da Idade Média, também chamada de Idade das Trevas, que havia começado em 476, com a queda do Império Romano do Ocidente. Esse período se caracterizou pela estagnação da economia, abandono das cidades e a miséria da população.

[Aventuras na História. Ed. Julho/2012]

Você sabia...

Que o papel higiênico foi inventado na China em 1391?
Pois é. Ele era produzido em folhas e por muito tempo, foi de uso exclusivo apenas da nobreza.
Na Europa, enquanto pessoas comuns recorriam à neve e à lã de carneiro, os nobres usavam toalhinhas higiênicas, que, de tão caras, eram consideradas símbolo de poder.
Já os menos afortunados se viravam como podiam. Na maioria das vezes, com o que estivesse à mão. Folhas, grama, pedaços de madeira, sabugo de milho, areia, peles de animais, cascas de frutas, jornal e até mesmo as mãos.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Um vício antigo!

O jogo do bicho, bem tradicional em nossa região, foi originalmente criado no dia 3 de Julho de 1892 por João Batista Viana Drummond, o barão de Drummond. O jogo foi criado na cidade do Rio de Janeiro, para promover o seu "zoológico particular" na Vila Isabel. O primeiro bicho sorteado foi o avestruz.

[Revista Aventuras na História, Ed. Julho/2012]

Você sabia...


Que a primeira escola pública e gratuita não voltada à aristocracia na Europa foi fundada no dia 15 de Setembro de 1616 em Frascati, na Itália?

Até o momento, as escolas públicas eram voltadas apenas para as famílias da alta classe social, e mesmo sendo públicas, eram pagas, ou seja, somente as pessoas de família rica poderiam ter acesso ao ensino nessa época.

Anarquia!






O mundo moderno em que vivemos hoje, mostra que a sociedade está dividida em cores, pois as tonalidades mais escuras sempre terão mais dificuldade em alcançar um lugar de destaque em meio a tanta hipocresia de cores claras.
O preconceito aleja a sociedade global, isso é fato e faz com que o ser humano se torne arrogante, julgador das ações alheias e cego com relação a si mesmo.

sábado, 15 de setembro de 2012

Você sabia...


Que o hábito que os brasileiros tem de tomar Coca-Cola e mascar chiclete veio do americanos?

Isso mesmo, no período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando os americanos estavam instalados em bases militares no Nordeste do Brasil, principalmente em Natal-RN, o povo local atribuiu vários costumes americanos a sua cultura, como esses dois mostrados acima. 
Os americanos ficaram em solo potiguar de 1941 até 1945. O litoral potiguar serviu de ponto estratégico para que as tropas americanas movessem seus soldados do continente americano até o africano, e de lá, rumo a Europa, no intuito de ajudar franceses e ingleses na luta contra o nazismo de Hitler. 

O que é a História?


Segundo Miguel de Cervantes (29.09.1547 - 22.04.1616), romancista, dramaturgo e poeta clássico:
"A História é émula do tempo, repositório dos fatos, testemunha do passado, exemplo do presente, advertência do futuro."

Então podemos entender que a História é tudo aquilo que fazemos durante a vida, e que mesmo depois de morto, continuamos existindo para essa ciência, pois a mesma busca artefatos passados, para devidas comparações com o presente e algumas dúvidas e certezas para o futuro.

16. Distante do que Sou - www.emersongravacoes.com

16. Distante do que Sou - www.emersongravacoes.com

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Leitura é sempre bom

A leitura é um desafio para nós, pois a nossa mente viaja pelo obscuro, onde os nossos olhos nunca conseguiram chegar, pois usamos um atributo característico do nosso subconsciente: a imaginação. Isso não se compra, vende ou troca, isso se cria, de acordo com os nossos desejos, sonhos e perspectiva de vida.

O futuro a Deus pertence

Talvez eu siga o horizonte perfeito.
Assim eu posso permanecer vivo
E esperar que o sol devolva
Minha esperança, os meus sentimentos,
Minha verdadeira felicidade.
Eu quero me encontrar,
Mergulhar em águas profundas.
E eu não vou permitir
Que as sombras ao meu redor
Escondam a minha fé, no que acredito.
Quem é você?
Esse sou eu!
E é assim que chegarei até você.
Eu só quero que me ame até o pôr do sol.
Cuide do amanhã
Tem um final feliz
Até mesmo no fim
Cuide do amanhã
Você precisa de alguém para seguir
Até mesmo no fim
Eu posso confiar em você, posso ver
Posso tentar, posso sentir
Amanhã vai ser melhor
Temos que crer nisso
Somos o que fazemos
Para mudar o que fomos.

[Guilherme, Rosa de Saron]

Deus

Quando mais precisamos de alguém quando estamos tristes, fadados ao fracasso, Ele aparece em nossas vidas, ou melhor, Ele se mostra em nossas vidas, pois o criador, nunca nos abandonou, nós, com o nosso senso crítico maléfico é que julgamos mal as suas ações e os seus desejos para conosco.
Mesmo assim, é imperdoável dizermos que estamos sozinhos nesse mundo, basta abrir seus olhos com fé e buscar sempre o melhor para si, sem desejar o mal alheio, que o mais Ele fará em sua vida.

O medo

O medo é uma constância na vida de todos os seres humanos. Isso porque, mesmo quando nos achamos convictos de que temos capacidade de suprir nossas necessidades, algo assombra a nossa alma e confunde o nosso raciocício. Porque será?