segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Revolução inglesa


Essa revolução ocorreu devido a uma repressão popular juntemente com membros ligados ao poder político inglês daquela época. Isso devido ao poder absolutismo que já estava ficando defasado na sociedade inglesa, pois as pessoas queria mais liberdade de expressão, participação do povo junto as decisões políticas.
Isso era o início da Revolução Inglesa que se colsolidou através da mudança de governo, ou seja, os ingleses deixaram de ser uma monarquia absolutista onde somente o rei tinha o poder de decidir, e se tornaram uma monarquia parlamentarista, onde as decisões são votadas (como uma espécie de senado aqui no Brasil).
O rei segue com a sua influência e importância dentro do poder inglês, que agora conta com o primeiro-ministro para ajudar a decidir o rumo do país, juntamente com os seus parlamentares que "representam" o povo.
Esse movimento foi de suma importancia para que um mais tarde (meados do século XVIII), ocorresse a Revolução Industrial que de certa forma, abriu as portas do capitalismo para o mundo.
A revolução inglesa causou uma guerra civil (1641-1649), onde um dos seus principais líderes e de certa forma o idealizador do parlamentarismo inglês, Oliver Cromwell, se destacou e levou a população a conseguir derrubar o absolutismo e instaurar o parlamentarismo dentro do sistema político inglês, tendo assim, início a nova era política na Inglaterra, onde o seu primeiro líder e representante do povo foi justamente, Oliver Cromwell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário